Novidade inaugura categoria intermediária de picapes, mas deixou o visual conceitual completamente de lado para imitar o irmão Duster
RENAULT DUSTER OROCH (FOTO: RENAULT)
A categoria de picapes ganhou não só um novo modelo, como um segmento que até então não existia. A Renault Duster Oroch inaugura a fatia apelidada de picapes médias-pequenas e chega com preço inicial de R$ 62.290 e a versão mais cara a R$ 72.490.
É uma pena que a Renault tenha decidido por manter um desenho muito semelhante ao doDuster na nova picape. A versão conceitual, apresentada durante o Salão de São Paulo, criou a expectativa de um carro com linhas bem mais modernas. Na prática, A Duster Oroch é uma versão ampliada do SUV, com caçamba. O que não necessariamente é ruim, especialmente na dirigibilidade. Autoesporte já dirigiu a picape e publicará avaliações em breve.
O modelo é fabricado em São José dos Pinhais (PR) e desenvolvido especificamente pela divisão da Renault que cuida dos países latino-americanos. Os motores são semelhantes ao do Duster que já estamos acostumados: um 1.6 16 V de 115 cv e 15,9 kgm e um 2.0 16V de 148 cv e 20,9 kgfm. O câmbio pode ser manual de cinco ou seis velocidades, de acordo com a versão escolhida. O ponto negativo é que não há opção de câmbio automático ou tração integral, apesar de o Duster, modelo em que se baseia, oferecer essas opções.
Versões, preços e itens de série
A Oroch vai ser vendida em duas versões de acabamento diferentes, sendo que só a topo de linha terá a opção do câmbio manual de seis velocidades.
Expression 1.6 com câmbio manual - R$ 62.290: ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas e rádio com CD, MP3, USB e Bluetooth. Há ajuste de altura do volante multifuncional e somente do banco do condutor. O pacote de itens também inclui desembaçador do vidro traseiro e travamento automático das portas, barras no teto, santantônio e protetor de caçamba. O kit de segurança é muito modesto: há alarme perimétrico, chave com comando de travamento a distância e os obrigatórios freios ABS e airbag duplo. As rodas são de liga-leve de 16 polegadas (opcionais de retrovisores elétricos e faróis de neblina por R$ 700).
Dynamique 1.6 com câmbio manual de cinco marchas - R$ 66.790: adiciona sistema multimídia, faróis de neblina, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores com ajustes elétricos, sensor de estacionamento e volante revestido de couro. Há, ainda, computador de bordo, e acionamento do vidro do motorista com um toque. Essas versões contam somente com bancos de couro como opcionais, mas há um kit, batizado de Outsider. Mais aventureiro, inclui protetor frontal com faróis adicionais, alargador de para-lamas, capota marítima e grade de proteção do vidro traseiro (opcionais de bancos de couro por R$ 1.700).
Dynamique 2.0 com câmbio manual de seis marchas - R$ 70.790: Mesmos itens da versão Dynamique 1.6.
Acessórios
A montadora francesa vai oferecer aos interessados pela picape alguns acessórios. O principal deles é o extensor de caçamba, que aumenta o comprimento da área de carga em 60 centímetros. Assim, a caçamba ganha 306 litros, totalizando bons 989 litros. Com a peça, os passageiros podem carregar cargas mais compridas, como motos, de até 2 metros na diagonal. Já os ciclistas podem adicionar um suporte de bicicletas, também instalado na caçamba. Entre os acessórios eletrônicos há cooler, DVD portátil, câmera e sensor de ré. Há, ainda, apoio de braço central e assento infantil. Os preços desses equipamentos não foram oficializados pela Renault até a publicação desta reportagem.
Tamanho
Apesar de ser baseada no SUV Duster, a Oroch tem dimensões diferentes, ligeiramente maiores. São 4,69 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 1,69 de altura e 2,82 metros de entre-eixos. Em relação ao Duster, é 37 centímetros mais comprida, 1 cm mais alta e tem 15 centímetros a mais de entre-eixos. Já a caçamba comporta 683 litros de carga, segundo números oficiais da Renault.
Já a Fiat Strada cabine dupla tem 4,47 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,64 m de altura e 2,75 metros de entre-eixos, enquanto a caçamba comporta até 680 litros. Por outro lado, a Chevrolet S10, representante da categoria de picapes médias, ostenta 5,34 metros de comprimento, 2,13 m de largura, 1,79 m de altura e 3,09 m de distância entre-eixos. A caçamba tem capacidade de 944 kg (todos os valores tomam como base a versão com cabine dupla).
Caçamba
Os 683 litros da caçamba são alcançados graças aos 1,17 metro de largura e 1,35 metro de profundidade. A capacidade de carga, em peso, é de 650 kg. O motorista conta com oito anéis de fixação rebatíveis, sendo que cada um suporta 50 kg. A tampa da caçamba sustenta até 80 kg de peso. Para garantir maior espaço para a carga e facilidade de acomodá-la na caçamba, o estepe fica preso embaixo do carro, por um sistema completamente seguro, segundo a Renault. Para retirar o pneu extra, o motorista tem que usar a chave do carro e manter a tampa da caçamba sempre aberta. Os passageiros também podem acomodar carga no rack de teto, que suporta outros 80 kg.
Sistema multimídia
A tela sensível ao toque da Oroch também é emprestada do Duster. Ela oferece aplicativos de redes sociais (Facebook e Twitter) e de outras ferramentas, como indicações de hotéis e restaurantes, além de previsão do tempo. Já o sistema de GPS tem informações sobre trânsito para evitar congestionamentos. Apesar de ainda não oferecer o sistema de conectividade CarPlay, da Apple, a tela multimídia permite aos passageiros usar os comandos de voz Siri, do iPhone, para acessar informações de contatos e pesquisar músicas no celular.
Garantia e revisões
A Oroch sai de fábrica com três anos de garantia total ou 100 mil km rodados, o que for atingido primeiro. Para isso, o dono da picape deve fazer as revisões em oficinas autorizadas da Renault a cada 10 mil km rodados ou a cada ano. A montadora também vai oferecer valores de manutenções padronizados. Confira os preços:
Duster Oroch 1.6: R$ 423 no primeiro ano, R$ 477 no segundo ano e R$ 423 no terceiro ano
Duster Oroch 2.0: R$ 450 no primeiro ano, R$ 504 no segundo ano e R$ 450 no terceiro ano
Versões automática e 4x4 vêm em breve
Oliver Murguet, vice-presidente senior e presidente do conselho da região das Américas, garantiu que a Oroch terá uma versão com câmbio automático em breve, mas não estima quando. O executivo afirma que a picape foi lançada apenas com opção de câmbio manual por conta de estudos que mostraram maior volume de vendas desta opção. Uma versão 4x4 também está confirmada: "Isso está nos nossos planos e vai ser lançado quando chegar a hora", disse.
Já uma versão cabine simples está fora dos projetos da Renault. Para os diretores da marca, a caçamba do modelo já tem capacidade suficiente para suprir as necessidades do mercado. "Mais de 80% das motos vendidas no Brasil cabem na caçamba da picape com extensor", diz Murguet.
Ficha técnica (dados da montadora)
Oroch 1.6
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 110/ 115 cv a 5.750 rpm
Torque: 15,1/15,9 kgfm a 3.750 rpm
Transmissão/tração: Manual de cinco velocidades, tração dianteira (4X2)
Direção: Hidráulica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e multi-link na traseira
Freios: Sistema ABS com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro.
Pneus: 215/65 R16
Dimensões: Comprimento 4,693 m; Largura 1,821 m; Altura 1,695 m; Entre-eixos 2,829 m
Capacidades: Tanque 50 l
Peso: 1.292 kg
Caçamba: 683 litros; 650 kg
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 110/ 115 cv a 5.750 rpm
Torque: 15,1/15,9 kgfm a 3.750 rpm
Transmissão/tração: Manual de cinco velocidades, tração dianteira (4X2)
Direção: Hidráulica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e multi-link na traseira
Freios: Sistema ABS com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro.
Pneus: 215/65 R16
Dimensões: Comprimento 4,693 m; Largura 1,821 m; Altura 1,695 m; Entre-eixos 2,829 m
Capacidades: Tanque 50 l
Peso: 1.292 kg
Caçamba: 683 litros; 650 kg
Oroch 2.0
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo, flex
Cilindrada: 1.998 cm³
Potência: 143/ 148 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,2/20,9 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão/tração: Manual de seis velocidades, tração dianteira (4X2)
Direção: Hidráulica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e multi-link na traseira
Freios: Sistema ABS com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro.
Pneus: 215/65 R16
Dimensões: Comprimento 4,693 m; Largura 1,821 m; Altura 1,695 m; Entre-eixos 2,829 m
Capacidades: Tanque 50 l
Peso: 1.346 kg
Caçamba: 683 litros; 650 kg
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo, flex
Cilindrada: 1.998 cm³
Potência: 143/ 148 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,2/20,9 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão/tração: Manual de seis velocidades, tração dianteira (4X2)
Direção: Hidráulica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e multi-link na traseira
Freios: Sistema ABS com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro.
Pneus: 215/65 R16
Dimensões: Comprimento 4,693 m; Largura 1,821 m; Altura 1,695 m; Entre-eixos 2,829 m
Capacidades: Tanque 50 l
Peso: 1.346 kg
Caçamba: 683 litros; 650 kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário