Logan é o sedã mais acessível para quem quer dar adeus ao pedal da embreagem, mas câmbio automatizado peca pela falta de suavidade e pelos atrasos nas respostas
Impressões geraisChamado Easy'R, o novo câmbio automatizado de cinco marchas da Renault chegou à gama do Logan em setembro do ano passado, com o intenção de fisgar os consumidores interessados em abandonar de vez troca-troca de marchas. Com preço inicial de R$ 48.250, na versão 1.6 Expression, o Logan é hoje o sedã mais acessível a oferecer esse tipo de comodidade. Mas, se por um lado o modelo oferece descanso permanente ao pé esquerdo, por outro, a nova caixa tem alguns pontos negativos.
O soluço que acompanha as trocas de marchas é um comportamento típico dos câmbios automatizados, mas, a bordo do Logan, eles são bastante acentuados, a ponto de fazer as costas do motorista descolar dos bancos. Para reduzi-los, basta aliviar o pé do acelerador no momento em que o sistema irá realizar a passagem, próximo aos 3.000 rpm. Mas o pior mesmo são os atrasos nas respostas, especialmente quando você precisa exigir agilidade do carro para realizar uma ultrapassagem. Mesmo pisando fundo, o sistema demora alguns segundos para processa a informação e acordar.
No geral, esses lapsos fazem a gente ter saudades do câmbio automático de quatro marchas que equipava a geração anterior. A caixa tinha lá os seus defeitos. Vacilava em alguns momentos ao aumentar e reduzir demais as velocidades, mas oferecia suavidade nas trocas. Mas, sinceramente, do ponto de vista da agilidade, a tradicional transmissão manual é a melhor opção. Em nossos testes de pista, o Logan 1.6 manual acelerou de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos contra os 12,6 s do modelo equipado com a caixa Easy'R. Nas retomadas, contudo, o maior número de marchas deixou o automatizado em vantagem, indo de 60 km/h a 100 km/h em 6,4 s, enquanto o sedã com câmbio manual realizou o mesmo feito em 10,2 segundos.
Além disso, para remediar os atrasos e ganhar um pouco mais de agilidade, há pelo menos a opção das trocas sequenciais, que podem ser feitas através da própria alavanca de câmbio. Não há borboletas atrás do volante ou um recurso para deixar o carro mais esportivo, como no novo Fiat Uno. Mas no, geral, o funcionamento da transmissão automatizada não agrada e traz falhas já sanadas por caixas automatizadas mais novas, como as que equipam os compactos VW up! e Fiat Uno.
Custo-benefício
Do ponto de visto do bolso, o Logan automatizado tem seus méritos. Além do espaço interno generoso, do imenso porta-malas de 510 litros ( segundo a marca) e de ser atualmente o sedã automatizado mais barato do mercado, ele traz um bom pacote de equipamentos. A versão mais em conta é a Expression, sugerida por R$ 48.250. Além da direção hidráulica e de travas e vidros elétricos dianteiros, ela oferece ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth e entradas USB e auxiliar e computador de bordo. Já a versão topo de linha Dynamique, de R$ 52.580, traz tudo isso, mais retrovisores elétricos com repetidores de seta, sensor de neblina, piloto automático (limitador e controlado de velocidade) e volante revestido em couro.
Do ponto de visto do bolso, o Logan automatizado tem seus méritos. Além do espaço interno generoso, do imenso porta-malas de 510 litros ( segundo a marca) e de ser atualmente o sedã automatizado mais barato do mercado, ele traz um bom pacote de equipamentos. A versão mais em conta é a Expression, sugerida por R$ 48.250. Além da direção hidráulica e de travas e vidros elétricos dianteiros, ela oferece ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth e entradas USB e auxiliar e computador de bordo. Já a versão topo de linha Dynamique, de R$ 52.580, traz tudo isso, mais retrovisores elétricos com repetidores de seta, sensor de neblina, piloto automático (limitador e controlado de velocidade) e volante revestido em couro.
Concorrentes como VW Voyage e Fiat Grand Siena, que também oferecem a opção do câmbio automatizado, cobram mais caro por um pacote semelhante, em média R$ 55 mil. O sedã Hyundai HB20S, entretanto, tem uma tabela mais acessível, com a vantagem de ter um câmbio automático legítimo, que oferece trocas suaves e imperceptíveis.
Por R$ 51.953, além de motor 1.6 de 128 cv muito mais vigoroso e o acabamento mais refinado que o do Logan, o modelo da marca coreana também vem recheado com direção hidráulica, vidros e travas elétricas ( nas quatro portas), ar-condicionado , computador de bordo, som com conectividade Bluetooth e volante com comandos do rádio e telefone. E é aí que o sedã da Renault perde competitividade.
Vale a compra?
Não. Sem dúvida o pacote do Logan é interessante, mas a julgar pelas falhas do câmbio automatizado Easy'R que podem frustrar o consumidor em busca de mais conforto a bordo, o melhor é pagar um pouco mais e levar para casa, por exemplo, um Hyundai HB20S com um câmbio automático de verdade para casa.
Não. Sem dúvida o pacote do Logan é interessante, mas a julgar pelas falhas do câmbio automatizado Easy'R que podem frustrar o consumidor em busca de mais conforto a bordo, o melhor é pagar um pouco mais e levar para casa, por exemplo, um Hyundai HB20S com um câmbio automático de verdade para casa.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, comando simples, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 106 cv a 5.250 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 2.850
Transmissão/tração: Automatizada de cinco marchas, tração dianteira
Suspensão: Independent McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: Comprimento 4,349 m; Largura 1,733 m; Altura 1,529 m; Entre-eixos 2,635m
Capacidades: Tanque 50 l
Peso: 1.070 kg
Porta-malas: 510 litros
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, comando simples, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 106 cv a 5.250 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 2.850
Transmissão/tração: Automatizada de cinco marchas, tração dianteira
Suspensão: Independent McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: Comprimento 4,349 m; Largura 1,733 m; Altura 1,529 m; Entre-eixos 2,635m
Capacidades: Tanque 50 l
Peso: 1.070 kg
Porta-malas: 510 litros
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